Como avaliar um site?

Muito além de uma página bonitinha

Muito além de uma página bonitinha

Um web-site, ou simplesmente site, é a presença da sua empresa 24 horas por dia na internet, disponibilizando todas as informações e meios de contato para quem estiver precisando de seus produtos ou serviços. Portanto deve estar evidentemente bem apresentável. Mas a maioria das pessoas avalia um site SÓ pelo seu visual, ou por uma animaçãozinha bonitinha, porém esse modo de se avaliar um site desvia o foco dos critérios mais relevantes para se avaliar se um site é bom ou não.

Hoje há diversas tecnologias que possibilitam o desenvolvimento de um web-site. Mas resumindo, as duas mais difundidas são o HTML e o FLASH. Ambos, se bem trabalhados, podem apresentar resultados visuais muito bons. No entanto, até mesmo profissionais da área se confundem quanto à correta aplicação dessas tecnologias.

O FLASH, que permite o desenvolvimento de sites de alto impacto visual, foi muito usado entre o ano 2000 até recentemente. Porém como ele não oferece total disponibilidade do conteúdo do web-site para ser indexado pelos mecanismos de busca, foi aos poucos sendo deixado de lado. Hoje, ou é utilizado por desenvolvedores que empurram sites em flash aos seus clientes como um diferencial ou é utilizado onde sua maior qualidade pode ser realmente bem aproveitada: Em trabalhos de alto-impacto visual, utilizando recursos de multimídia em ótimas animações, valorizando a qualidade fotográfica de seus produtos. A tecnologia FLASH aplica-se perfeitamente ao lançamento de novos produtos através de peças publicitárias feitas com a intenção de promovê-los, e aplica-se perfeitamente aos banners publicitários que povoam a internet. Se você acessar um site que tenha propagandas animadas, certamente foram desenvolvidas em FLASH

Um bom trabalho dá trabalho

Um bom trabalho dá trabalho

Já o HTML é o fundamento da internet. Ela começou com o HTML, se desvirtuou por algum tempo com o FLASH, mas hoje a internet está totalmente baseada em sites em HTML. A maioria dos sites que você visita são desenvolvidos com esta tecnologia. Ela permite a criação de sites estáticos, visualmente compreensíveis, fáceis de navegar e altamente “indexáveis” pelos mecanismos de busca, porque estes baseiam seu funcionamento na palavra escrita. E é justamente através da palavra escrita que o mecanismo de busca encontra o seu serviço e o mostra a quem o está procurando neste momento, em qualquer parte do Brasil e do mundo. No FLASH a sua informação fica “escondida” e os buscadores como o Google não conseguem encontrá-la. Já o HTML deixa suas informações expostas para todos os buscadores encontrarem-nas e mostrá-las a quem estiver procurando por elas.

Fazer um site lindo sem pensar em fazer ele aparecer (bem posicionado) no google é como montar uma loja chique no meio do mato. Os sites também devem ser compatíveis com os sistemas de busca, de modo que todas as suas informações cheguem a quem estiver procurando por elas através de algum site de busca, como o google. Atualmente a orientação é desenvolver e estruturar os sites com base nos padrões semânticos da web, recomendada pela W3C, autoridade mundial em se tratando de padrões de internet. Ou seja, devem ser desenvolvidos de forma a serem compatíveis com os browsers (navegadores) mais populares, podendo assim ser visualizados pelo maior número possível de pessoas.

Portanto, se você quer mostrar seu produto – novo ou em plena fase de vendas – na web através de animações e explicações sobre como funciona, ambientado, etc, mais ou menos como num comercial de TV, você pode encomendar um Hot-Site em FLASH. Agora, se o que você quer é dispor do marketing online, barato e eficiente, sendo encontrado facilmente através do google ou outros mecanismos de busca pelo seu CLIENTE POTENCIAL, o melhor é fazer um site em HTML. O ideal é ter o site institucional da sua empresa em HTML e utilizar o FLASH apenas em casos esporádicos onde uma boa apresentação pode ser o diferencial para se efetuar as vendas, ou mesmo para a criação de um banner do seu produto que será veiculado em algum portal de grande visitação.

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